#Social Commerce:


O Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo nas redes sociais.

 

Segundo uma recente pesquisa feita pela Comscore. Os consumidores brasileiros passaram, em média, mais de 47 horas nas redes durante o mês de dezembro.


Onde os consumidores estão, existem oportunidades:

 

Live Commerce: A Americas.com já registrou um crescimento de mais de 10 vezes na busca dos produtos divulgados durante as lives e uma conversão de vendas sete vezes maior.


Conheça a Rota 360º, onde você terá acesso ao estudo de Social Commerce e diversos conteúdos!

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O que é o Social Commerce ?

Apesar do termo Social Commerce (ou s-commerce, ou, em português, Comércio Social) ser relativamente novo para algumas empresas, é um conceito bastante antigo.

 

Na essência, Comércio Social é o uso das redes sociais pelas pessoas para alavancar o comércio. O comércio existe desde os tempos mais remotos, e as redes sociais também.


Empresas como Avon, Natura, Tupperware e Amway, por exemplo, já praticam o Comércio Social há décadas. Elas utilizam as redes sociais dos seus colaboradores como canal de comercialização.


No entanto, se nas décadas passadas as redes sociais eram limitadas, hoje elas possuem um conexão com as lojas on-line de forma estruturada e viabilizam uma escala extraordinária da geração de vendas.

Social-commerce

Crescimento das Mídias Sociais ?

O Brasileiro não é o único que adora se conectar as Mídias Sociais, hoje no mundo são mais de 4,2 bilhões de usuários que estão conectadas de acordo com um relatório da WeAreSocial em parceria com a Hootsuite.


O número de usuários de mídias sociais representa 53,6% da população global, sendo que 98,8% dos usuários utilizam as mídias Sociais em um ambiente mobile .


Não resta dúvidas que as Mídias Sociais a cada dia que passa será mais estratégica na forma de se relacionar com as pessoas.


As empresas que entenderam que o relacionamento gera venda ja estão avançadas e construindo resultados significativos.


Como podemos observar no Case desenvolvido pelo Mundo do Marketing, sobre a Lu da Magazine Luiza. (Material disponível na Rota 360º).

Qual plataforma você considera mais efetiva para atingir seus objetivos de negócio?

Número de Usuários Globais de Mídias Sociais

O número global de usuários de mídias sociais por ano (em bilhões).

Um usuário não necessariamente representa 1 individuo.

Live commerce, qual resultado disso?

Fonte imagem: Canva

O conceito de Live Commerce tem registrado forte crescimento na China, movimentando mais de 691 bilhões de yuans (moeda local) em 2020, onde a modalidade se destacou, segundo a empresa de pesquisa Statista.


A expectativa é que este modelo de vendas online conquiste a preferência dos consumidores brasileiros. O formato de programas com foco em vendas ao vivo já existe há muitos anos na TV e ganha agora a sua versão no streaming, com todos os benefícios do digital, incluindo dados analíticos.  

Esta acontecendo no Brasil!

Case nacional: A Americanas criou o Americanas ao Vivo, projeto de live commerce da Americanas, que já passou de 100 lives em redes sociais.


A empresa começou em 2020 o projeto de demonstrações em tempo real de produtos com compra imediata pelo app, que já soma mais de 100 horas de transmissão e 100 mil pedidos. Além dos 76 artistas e influenciadores que já apresentaram centenas de produtos ao vivo, a marca abriu também espaço para os lojistas parceiros da Americanas. 


Resultado: A Americas.com já registrou um crescimento de mais de 10 vezes na busca dos produtos divulgados durante as lives e uma conversão de vendas sete vezes maior.

E no Mundo inteiro também!

Case internacional: O Social Commerce será cada vez mais utilizado e terá um uso crescente por parte de qualquer pessoa, uma vez que a tendência é que todos se tornem vendedores e sejam comissionados por isso. Um exemplo é do formato de gamificação que o AliExpress criou em sua ferramenta.


Recentemente, a empresa chinesa lançou sua plataforma de Social Commerce, chamada de “Pechincha”. Nesse canal, a empresa oferece para os consumidores o modelo de negócios que incentiva usuários a compartilhar ofertas com seus contatos digitais e obter descontos progressivos em itens em oferta. 

#DICAS FINAIS


1º Foco na Experiência Completa:


Atuar no Social Commerce traz muita visibilidade, mas requer alguns pontos de atenção para não gerar uma frustração no consumidor, como por exemplo se deparar com estoque zerado de algo anunciado ou o preço promocional encerrado.


No caso de quem resolver vender via transmissão ao vivo, é preciso primeiro saber onde o cliente buscará o item: se pelo e-commerce, app ou nativo na rede social. 


2º Conexão com o Dinamismo do Mercado:


O mercado muda muito mais rápido do que antigamente, hoje as empresas levantam hipóteses e tracionam as boas ideias, por isso, estar conectados com o que vem gerando resultado é fundamental nos dias de hoje.


Esse material inteiro é uma fração do Estudo de Social Commerce desenvolvido pelo Mundo do Marketing, ele pertence ao 1º Kit da Rota 360º, serão 12 Kits ao longo de uma jornada sensacional e de muito conteúdo!


Separei abaixo tudo que você encontra no 1º Kit quando o assunto é Mídias Sociais!

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KIT 1 - ROTA 360º


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4. PLANILHAS

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